10 de jun. de 2011

Sitorne: escola e palco teatral

Teresa Costalima. Foto:
Letícia Rastely
A companhia de teatro Sitorne está realizando o projeto Ação-Formação, que conta com apresentação de vários eventos e espetáculos teatrais, workshops, shows de música e cabaré (show de variedades com números circenses, malabaristas, mágicos e stand up comedy). As apresentações acontecerão entre os dias 5 a 19 de junho no Café Teatro Sitorne.

Os espetáculos terão preços populares, sendo que 50% dos ingressos serão gratuitos para estudantes de escolas públicas. Para se inscrever no projeto, as escolas deverão entrar em contato com a companhia. “Este é um sonho antigo do grupo”, diz Teresa Costalima, fundadora da companhia.


Formação de atores
O grupo também oferece curso de formação profissionalizante para ator, que tem duração de dois anos. Segundo Teresa, o aluno tem que ter consciência de que dois anos é apenas um começo, pois ele tem que se atualizar sempre, já que vai interpretar personagens diferentes ao longo da carreira.
A escola mantém uma parceria com o Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia) e quem faz o curso recebe o registro permanente para atuar no mercado. A maioria dos alunos é jovem, mas a escola conta com um público diversificado.


Mito
Alguns também procuram a companhia com indicação médica, por exemplo, alunos que estão passando por algum tipo de crise nervosa e precisam relaxar; outros porque são tímidos demais e não conseguem se expressar em público. “As pessoas pensam que só quem faz teatro é gente relaxada. Mas não é verdade. Quem procura o teatro para se profissionalizar leva muito a sério o que faz”, ressalta Costalima.
Teresa fala que ter a escola de teatro no meio da efervescência no boêmio bairro Rio Vermelho é "bem legal". “Quando começamos era em uma casa pequena, passamos por diversos lugares, mas a escolha do bairro foi proposital, quando decidi comprar o terreno para construir a instituição”, informa Costalima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário