Casarão antigo abriga o espaço cultural. Foto: Letícia Rastely |
A direção do teatro tem um cuidado especial, quando o assunto é colocar uma peça em cartaz. Há uma seleção, em que os produtores levam as pautas, que devem ser preenchidas com o release/projeto da peça, que é julgado e avaliado pela diretoria e só depois é colocado ou não em cartaz.
Segundo João Paulo, por ser um teatro pequeno com apenas 100 lugares, se torna aconchegante, o que acaba atraindo os produtores teatrais em início de carreira, amadurecendo profissionalmente. A função do SESI é amparar e ajudar no desenvolvimento desses grupos. A programação artística vai de terça-feira a domingo, sempre às 20 horas. Os ingressos variam de R$ 10 a R$ 30.
Grupos teatrais
O teatro tem como filosofia promover a cultura para trabalhadores industriais, com projetos de gratuidade, como o passaporte cultural (cartão que dá direito ao industriário assistir espetáculos de graça). Também trabalha com contratação de peças teatrais educativas, que falam sobre segurança do trabalho, alcoolismo etc. Mas tudo sob encomenda de empresas ou indústrias.
Além disso, o SESI também desenvolve projetos na área social, como o Funda Jovem, que possui três grupos teatrais em comunidades carentes vizinhas ao teatro - Nordeste de Amaralina, Vale da Muriçoca e Colégio Manoel Devoto. Os alunos têm aula de teatro com professores da casa, montam espetáculos e se apresentam para familiares e amigos, dependendo da qualidade da peça, eles conseguem temporadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário